III Encontro da Espiga: Herdade do Freixo do Meio

III Encontro da Espiga: Herdade do Freixo do Meio

“O 3º Encontro da Espiga celebra a relação entre o homem e a natureza no que respeita a Amor (papoila), Alegria (camomilas), Saúde (rosmaninho), Paz (oliveira) e Alimento (espiga).

“O dia da Espiga” celebra-se em Portugal, na 5ª feira de ascensão, 40 dias após a Páscoa. Segundo a tradição, várias pessoas compõem um ramo silvestre composto de espigas de cereais, flores e ramagens e colocam-nos atrás da porta de casa para que o amor, a abundância, a alegria, a saúde e a paz não faltem no seu lar. O ramo é substituído nos anos seguintes.

A Cooperativa de Usuários da Herdade do Freixo do Meio organiza, no dia 12 de Maio, uma festa com um conjunto de atividades lúdico-didácticas alusivas a esta tradição ancestral que nos liga à agroecologia e aos elementos dos ecossistemas naturais reavivando o simbolismo associado a este costume. Acontece em simultâneo o 15º Encontro de co-produtores do “Programa Partilhar as Colheitas CSA” Freixo do Meio, uma oportunidade para refletir, trocar informações e ouvir os testemunhos das famílias que integram o modelo agrícola de consumo cooperativo e solidário que iniciámos, em conjunto com outros produtores locais, em 2015.

Os interessados poderão celebrar a Espiga num Raid Fotográfico à descoberta da biodiversidade do Montado da herdade, assistir aos atributos dos cães pastores, à demonstração da tosquia de ovelhas, visitar as hortas, as agroflorestas e os animais em modo biológico, sem esquecer o pic-nic, o cozido de bolota no Monte, ou em alternativa as ofertas vegetarianas à base de bolota.

O evento decorre no dia 12 de Maio (Domingo) e tem participação limitada.”

Poderão consultar mais informações sobre o evento aqui.